Saúde

Médica fala sobre os cinco anos do primeiro caso de Covid em Garibaldi

Dra Lílian Pasin Jacobi participou do programa Prato Limpo nesta quarta-feira (19)
19/03/2025 Em Garibaldi
Portal Adesso - Fotos: ADESSO TV

     No dia em que completa cinco anos do primeiro caso suspeito de Covid-19 a chegar no Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, a médica pneumologista Dra Lílian Pasin Jacobi, que na época era a coordenadora da UTI do hospital, participou ao vivo do Programa Prato Limpo do Canal ADESSO TV.

     Durante a entrevista, a médica lembrou do período tenso e de poucas informações que foi o início da pandemia no Brasil. "Em 26 de fevereiro de 2020, foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no Brasil: um homem de 61 anos, que havia viajado para a Itália e estava em atendimento desde o dia 24 no Hospital Israelita Albert Einstein. Nem um mês depois, recebemos os primeiros casos aqui no hospital São Pedro e tivemos que nos desdobrar para ter mis informações sobre a doença e também para iniciarmos um protocolo de atendimento aqui na cidade", afirmou a pneumologista.

     Ela também lembrou da série de medidas restritivas como fechamento do comércio e também a proibição das pessoas de andarem na rua por dias, o popular "Fica em Casa", e a quarentena aplicada em pacientes que eram infectados com  doença e ficavam em estado menos grave. Ao todo, conforme a vigilância epidemiológica do município, no último boletim divulgado em 24 de junho de 2022, Garibaldi teve 85 mortes por causa da doença e 10.855 casos registrados, sendo que 10.709 pacientes foram curados da doença. Além disso, mais de 28 mil pessoas foram vacinadas na cidade. 

     Para acompanhar na íntegra a entrevista da Dr. Lílian, basta clicar no link abaixo

https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/2783290945190756






     


MAIS NOTÍCIAS