Geral

Do kichute ao jeans Us Top: Loja Valentini faz 40 anos

16/02/2017
Portal Adesso - Foto: Flávio Antônio Ballejo
Anterior Próximo

     Um dos mais tradicionais magazine de Garibaldi está completando quatro décadas de atividades.

 

     “Para se manter no mercado, é preciso ser criativo e tratar bem o nosso alvo que é o cliente. Posso perder a mercadoria mas não o cliente”, disse o empresário José Valentini em entrevista ao Portal Adesso contanto a história da tradicional loja.

     O estabelecimento é pioneiro no ramo do vestuário na cidade. Sorridente, ele lembra que foi em 17 de fevereiro de 1977, que iniciou as atividades da filial da loja Valentini, que até então só possuía a loja matriz na cidade de Farroupilha. Em Garibaldi, a Valentini foi instalada em uma sala do edifício Ipê, localizado na Avenida Rio Branco. “Isso foi na época em que vendíamos muito o calçado Kichute e a calça jeans da marca Us Top”, recorda Zé. 

     Ele também contou sobre o motivo de se estabelecer em Garibaldi. Conforme o empresário, seu pai Luiz era caminhoneiro e trazia mercadorias de São Paulo para a Serra através da loja que a mãe Odila Dossin Valentini tinha juntamente com as filhas.

     A família enxergou a oportunidade de expandir os negócios e resolveram apostar na Terra do Champanha na década de 70. Com a prosperidade nas vendas, pouco tempo depois de se instalar na Rio Branco foi preciso ampliar a loja e em 1982, três anos depois da inauguração o Magazine Valentini mudou-se para uma sala maior na Avenida Independência, próximo à estação rodoviária. Buscando sempre suprir as necessidades dos clientes, com produtos de qualidade e preços acessíveis, a loja é uma das referências na venda de vestuário no município.

     O bom atendimento e a histórias do proprietário José Valentini, conhecido como Zé, também ajudam a fortalecer o nome do estabelecimento. Como Piloto de automobilismo, Zé disputou o campeonato brasileiro de Stock Car, é daí que vem as histórias.

     Falando sobre a família Valentini, Seu Luiz (falecido no ano passado) e Dona Odila tem sete filhos, todos nascidos na localidade de Nossa Senhora da Salete em Forqueta, interior de Caxias do Sul. A maioria dos integrantes possuem comércio em Farroupilha, Garibaldi e Bento Gonçalves. Zé Valentini, embora tenha nascido em Forqueta, se considera Garibaldense.

 

 

MAIS NOTÍCIAS