Geral

Coleta de eletrônicos em Garibaldi arrecada sete toneladas

14/11/2017
Portal Adesso - Foto: Luana Meneghetti

     Última oportunidade de descarte de resíduos superou expectativas do Poder Público 

     No último sábado (11), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou no mais uma ação de coleta de resíduos eletrônicos. Na ocasião, foram recolhidos 7.178kg de resíduos. 

     Conforme informações da pasta, mais de 357kg de computadores, celulares, notebooks e tablets (linha verde) foram levados aos postos de coleta; também foram levados 877kg de geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas e ar-condicionado (linha branca); 4.400kg (238 unidades) de monitores, tubos de imagem e televisores (linha marrom) e 1.544kg de equipamentos eletroportáteis diversos (linha azul). 

     Todos os resíduos foram encaminhados à empresa AMBE Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, que dará o destino ambientalmente correto, possibilitando a logística reversa dos resíduos eletrônicos. 

     A iniciativa, que integra as ações de educação ambiental e do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, tem por objetivo descartar corretamente os resíduos eletrônicos que não são recolhidos na coleta seletiva do município, por requerer uma destinação diferenciada. 

     Para o secretário Arnaldo Seganfredo, é imprescindível que a comunidade destine corretamente seus materiais e comemora a grande adesão da comunidade à campanha. "O crescimento da participação mostra que a ação está dando certo e a consciência da população aumentando, considerando que é um material que, possivelmente, teria um destino indesejado", avalia o secretário. 

     Nas outras duas edições da coleta, em março deste ano, foram coletadas 5,9 toneladas de eletrônicos e, na campanha de junho, 4,1 toneladas. No total, Garibaldi recolheu 17,2 toneladas de resíduos em 2017. 

     A SPA Bicho Feliz também integrou a campanha, recolhendo óleo de cozinha usado e tampinhas plásticas.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS