Polícia

Mega operação da Polícia Federal tem desdobramentos em Garibaldi

Operação Estação Brás e Bengal Tiger busca combater o contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro
31/10/2019
Portal Adesso/Agência Brasil - Foto: Divulgação

     A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (31), mandado de busca e apreensão em Garibaldi. A ação faz parte da Operação Estação Brás e Bengal Tiger contra o contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro. Além de Garibaldi, foram cumpridos mandados em São Paulo, Embú das Artes (SP), Taboão da Serra (SP). 

     Até o momento oito pessoas foram presas na operação. A PF considera esta uma das maiores operações internacionais já realizadas. Ainda não há informações sobre o que foi localizado em Garibaldi, ou se algum morador estaria envolvido no esquema.

Entenda a operação

     A Polícia Federal (PF) descobriu que um grupo criminoso agia solicitando refúgio e fornecendo documentos de viagem falsos (como passaportes, vistos e cartas de tripulantes marítimos) a migrantes ilegais oriundos de países como Afeganistão, Bangladesh, Índia, Nepal e Paquistão.

     Após desembarcar no Brasil, os migrantes seguiam para Rio Branco (AC), atravessavam a fronteira com o Peru e prosseguiam por via terrestre (ônibus, barco, carona e a pé) até a fronteira do México com os Estados Unidos. Durante o processo, esses migrantes sofriam maus-tratos, como cárcere privado, agressões físicas e psicológicas. 

     Segundo estimativa da PF, a organização criminosa movimentou ao menos 10 milhões de dólares entre 2014 e 2019. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de contrabando de migrantes (qualificado pela submissão a condições desumanas e degradantes), lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de três a dez anos de prisão, sem prejuízo de responderem por outros crimes que possam ser descobertos ao longo da investigação.


MAIS NOTÍCIAS