Eventos/Cultura

Pesquisa aponta que mais de 40% das empresas do setor de Eventos em Bento podem fechar

Levantamento expõe impactos e prejuízos derivados da suspensão das atividades nos últimos 12 meses
13/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Aproximadamente 40% das empresas ligadas ao setor de Eventos em Bento Gonçalves podem fechar as portas nos próximos 90 dias como reflexo da pandemia de Covid-19. É o que aponta pesquisa realizada pelo Bento Convention Bureau com 74% dos associados contribuintes da entidade entre os dias 16 e 22 de março de 2021. De acordo com o levantamento, o montante que deixou de ser arrecadado nos 12 últimos meses ultrapassa R$100 milhões, o que amplia ainda mais a possibilidade de novos desligamentos em diversas ramificações do segmento.

     Entre as áreas mais afetadas tem destaque as parcelas de estabelecimentos gastronômicos, como cafés, restaurantes, bares e buffets, de atrativos turísticos e de hospedagem, que somam 61% dos entrevistados. Conforme o documento, 59% das empresas afirmaram que precisarão fazer novas demissões, totalizando o fechamento de novos 52 postos de trabalho. Além disso, 20% das empresas que afirmam que não irão realizar novas demissões reiteraram que já não possuem colaboradores para desligamento, algumas operando apenas com sócios entre o quadro de funcionários.

     O grupo de associados, que emprega mais de 1.100 pessoas, deixou de realizar aproximadamente 90% dos eventos fixados para o último ano, havendo ainda aproximadamente 470 outros remanejados, dependendo da flexibilização nas regras de distanciamento social no Rio Grande do Sul para serem marcados. Outro dado preocupante no setor é o endividamento por meio de contratação de empréstimos para, em sua maioria, manter pagamentos a funcionários e compromissos fiscais em dia. Somente entre as 15 empresas que retornaram essa questão na pesquisa foram contratados mais de R$ 8.8 milhões na modalidade no período em questão.


MAIS NOTÍCIAS