Saúde

Bento ganha certificado de excelência na saúde pública

Reconhecimento foi concedido pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado
15/12/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O sistema público de saúde em Bento Gonçalves tem sido destaque nos últimos anos. Em 2020 e 2021 o município foi exemplo no combate a pandemia, além de ter mostrado agilidade nos atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com uma equipe qualificada de profissionais. Recentemente Bento conquistou o reconhecimento ao receber dois certificados concedidos pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Estado do Rio Grande do Sul. Um deles foi pelo bom desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), através de indicadores do Programa Previne Brasil.

     A secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou sobre o reconhecimento por parte do Governo do Estado. “Todos os municípios com nota acima de sete no Previne Brasil têm a possibilidade de receber recursos extras. Estamos trabalhando na atualização de cadastro do cidadão, tanto da sua residência, quanto das pessoas. Nós capacitamos todas as equipes das unidades, e do primeiro para o segundo quadrimestre, o município de Bento aumentou 11% o lançamento dos indicadores de saúde. Em função disso conquistamos a nota 7,4, o que nos orgulha muito”.

     Na atenção primária foram realizadas diversas melhorias, proporcionando uma qualidade ainda maior no atendimento à população em inúmeras áreas. Na saúde bucal ocorreram inúmeras ações, ampliando os atendimentos, além de consultórios novos. Uma outra novidade foi a implementação de exames laboratoriais na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte, em São Roque. Com esse projeto foi facilitado o atendimento à população daquela região, que já não tem a necessidade de se deslocar até o Botafogo para fazer exames de sangue.

     Outro certificado recebido foi relacionado ao desempenho alcançado nas ações de imunização e combate à pandemia Covid-19 em 2021. Ao todo foram realizados 108 drives da vacina, com uma média de 40 profissionais em cada ação, trabalhando intensamente como: enfermeiros, motoristas, técnicos de enfermagem, agentes de trânsito, Guardas Civis Municipais, agentes de saúde, auxiliares administrativos, entre outros.

     A campanha também inovou com shows de artistas locais, distribuição de uva na Vindima, sementes de girassol, balada com DJs na etapa dos adolescentes, exposição artística, procissão de Santo Antônio, entre tantas outras ações.

     Atualmente 98.897 pessoas já receberam a primeira dose, 79.291 estão imunizadas com as duas doses e 12.100 receberam a terceira dose, considerada um reforço no combate à pandemia.

     A Secretária comentou sobre as ações realizadas ao longo deste período. “Neste ano realizamos um trabalho forte e ágil com uma vacinação eficiente e extremamente organizada. Com muito empenho e dedicação alcançamos excelentes resultados no município, e esse certificado vem a destacar o nosso comprometimento na luta contra a Covid-19”. 


MAIS NOTÍCIAS