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Cuida bem do teu carro atual

Preço nas alturas e falta de produção nas fábricas vão dificultar a troca
05/05/2022
Portal Adesso

     Cuida bem do carro que tu tem hoje. Essa dica nenhum lojista e nenhuma fábrica de carro vai te dar. No entanto, seria difícil iniciar essa coluna sem dizer exatamente isso: cuida bem do teu carro.

     Não quero nem entrar na questão mecânica e de segurança. Vou ficar apenas no campo de mercado, que já está complicado o suficiente para entender. Mas vamos tentar: com certeza, o teu carro atual está valendo mais hoje do que quando tu compraste, há alguns anos. A tabela Fipe de todos os modelos subiu com a disparada de preço dos veículos zero quilômetro. No primeiro momento, a gente até poderia comemorar isso, imaginando que estamos ganhando dinheiro. Na verdade é exatamente o contrário. Vamos gastar mais com imposto e seguro. E se caso tu tiveres a intenção de trocar de carro, o pulo para o novo zero nunca esteve tão alto.

     A crise dos semicondutores, a guerr na Ucrânia, o período pós-pandemia, tudo isso desorganizou a produção na indústria. Fábricas tiveram de suspender a montagem dos modelos no ano passado. Recentemente, a Volkswagen não pode entregar para as concessionárias um lote de veículos pela falta de um dos seus componentes. Com menos produção, o preço aumenta. É a velha lei da oferta e da procura.

     Se o preço do carro novo aumenta, o usado sobe junto. Hoje, modelos como o Fiat Argo não baixam dos R$60 mil. Um Jeep Renegade, ainda do ano de lançamento, 2016, está na faixa dos R$ 70 mil a R$80 mil. Algo impensável para modelos usados em um período antes da pandemia. Só isso já dificulta a troca do carro que a gente tem em casa.

     Mas não para por aí. Vamos supor que hoje tu tenhas um Renault Sandero ou um Volkswagen Fox de 2017 e tua intenção é ficar cinco anos com o carro, fazendo a troca por um usado da mesma idade. Daqui a cinco anos, poucos carros de 2022 vão estar no mercado de usados para fazer a troca. E por que isso? Justamente pelo que falei acima: as fábricas reduziram a produção, o preço dos carros está caro e poucas pessoas estão comprando.

     Ou seja, no futuro, a troca do carro vai ser mais difícil e as opções serão poucas. Vamos usar o exemplo acima: quando você comprou o Volkswagen Fox, poderia ter comprado um Gol, um Up ou até um Golf, se ficarmos só na linha VW. Hoje a opção seria o Gol em reta final de produção ou o Polo, bem mais caro. Por isso, reforço aqui o que falei no início: cuida bem do teu carro atual. É lógico que para uma primeira coluna, o texto poderia ser um pouco mais animador. Mas vale mais começar com uma boa dica se o momento não é dos melhores.

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