Colunistas

Up elétrico começa a ser vendido no Uruguai

Fora de linha desde o ano passado no Brasil, surge no país vizinho com motor elétrico
20/08/2022
Anterior Próximo

     Bastava circular na região de Punta del Este e Maldonado no Uruguai para perceber o quanto o Up era bem aceito no país vizinho. Os uruguaios sempre gostaram de subcompactos e era mais comum de ver no trânsito de lá do que aqui. Pois agora, depois de um ano em testes, o Up elétrico começou a ser vendido por lá. É o "e-up!", lançado oficialmente no próprio balneário de Punta del Este.

     O e-up! que chega ao Uruguai é produzido na fábrica da Volkswagen em Zwickau, na Alemanha. O modelo tem uma autonomia aproximada de 260 km, adequada para as necessidades de um veículo urbano. Essa automonia é obtida pelo baixo peso do veículo, que é de apenas 1.160kg.

     O sistema de propulsão do compacto é 100% elétrico e entrega até 61 kW (83 cv) de potência, com torque instantâneo de 212 Nm (21,7 kgfm). O e-up! atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e em 11,9 segundos atinge a aceleração de 0 a 100 km/h. Na mesma ocasião do lançamento do e-up!, a marca apresentou os modelos ID.3 e ID.4. O hatch e o SUV elétricos também fazem parte da estratégia de eletrificação da Volkswagen e já fazem enorme sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China.

     A Volkswagen escolheu o Uruguai para o lançamento do e-up! porque o país já desenvolve infraestrutura para carros elétricos, como a rota com abastecimento entre Punta del Este e Montevidéu. "O Uruguai é hoje o palco em que a Volkswagen faz história pela eletrificação de nossa marca na América do Sul. Após um ano de rigorosos estudos e testes, iniciamos as vendas do e-up! em um país que tem infraestrutura para garantir o sucesso de nossa estratégia", disse Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing na marca na América Latina. 

     A equipe Volkswagen para a região, juntamente com Julio César Lestido S.A., importador da marca no Uruguai, lançou o e-up! no país. Este é mais um marco para a marca, que no Uruguai tem tido uma posição de destaque em vendas, relacionada à sua participação no mercado automotivo, que agora inclui veículos elétricos.

     No Brasil, o Up saiu de linha em 2021, depois que a marca reduziu a oferta de modelos. O último Up nacional era na versão Xtreme, com caracterização mais aventureira. Na mesma leva, o Fox também deixou de ser produzido. O compacto era oferecido nas versões Connect e Xtreme, sempre com motor 1.6. Por enquanto, não há previsão de lançamento do Up elétrico por aqui.

MAIS DO COLUNISTA

Guilherme Rockett

Guilherme Rockett

Guilherme Rockett é jornalista, repórter do SBT no Rio Grande do Sul e membro do canal Veículos & Velocidade no YouTube. Graduado em jornalismo, especialista em Marketing e ainda cursou também mecânica automotiva. Há 20 anos acompanha lançamentos da indústria e tecnologias no setor automotivo.

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!