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Mobi ou Kwid? Quem leva a melhor

Canal Veículos e Velocidade testou os dois e te ajuda na decisão
21/12/2022
Portal Adesso
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     Volkswagen Polo Track e Citroën C3 estão entrando no mercado para ocupar espaço entre os carros de entrada no Brasil. Esses novos concorrentes vão enfrentar outros dois que há algum tempo disputam o posto de carro mais barato do país: Fiat Mobi e Renault Kwid. O canal VEÍCULOS & VELOCIDADE no YouTube experimentou as versões topo de linha dos dois modelos - Mobi Trekking e Kwid Outsider - e fez um comparativo entre eles. 

Por fora, soluções diferentes mas o Kwid leva

Por quê? Porque para o consumidor comum, suas soluções têm mais aplicação. Vou explicar: no conjunto de iluminação, o Kwid tem led para luz diurna e farol de dupla parábola. Perdeu os faróis de neblina neste facelift, mas que estão presentes no Mobi. No entanto, o "farolete" só vem no pacote mais caro de esquipamentos que precisa ser pago à parte no Fiat. No Kwid, tudo que está lá vem de série. Ainda que eu, Guilherme, prefira a solução com farol de neblina, no uso geral, faz mais diferença ter um DRL em led do que o recurso mais tradicional da luz auxiliar. Ponto pra o Kwid. 

    Na lateral, os dois carros tem altura mais elevada do solo, adesivos e apliques plásticos. O Mobi Trekking que chegou para nosso teste tinha rodas de liga-leve pintadas em cinza. Mas mais uma vez o carro da Fiat cobra por isso, enquanto que o Kwid Outsider tem as rodas de liga-leve diamantadas de série. Já no teto, as barras plásticas do Kwid são apenas enfeite e não podem carregar peso. No Mobi, elas são flutuantes e podem receber carga.

Na traseira, o Fiat tem lanternas com iluminação com lâmpada incandescente em todas as posições. O Renault agora ganhou um pequeno led na luz de posição, aquela que acende de noite. Mas é só isso...

Kwid tem porta-malas, Mobi mais ergonomia 

     Abrir o porta-malas só é possível pelo botão na chave-canivete do Kwid. Um toque e o compartimento destrava. No Mobi até há possibilidade da lingueta aquela ao lado do banco do motorista, como vinha no Palio. Mas isso é opcional. Sem ela, é preciso por a chave na fechadura e girar. 

     Dentro do compartimento, o Kwid tem mais espaço. Bem mais. São 290L de capacidade, enquanto o Mobi tem apenas 235L. Só que nem todo mundo precisa de muito espaço porque quer apenas ir no mercado com o carro. E é aí que uma solução simples do Mobi leva vantagem: ele tem dois ganchos moldados nos plásticos laterais para pendurar sacolas, solução que o Kwid não tem. 

     Já para o motorista, o Mobi oferece regulagens de altura do volante e do banco do motorista no pacote mais completo de equipamentos. Precisa pagar por elas? Sim. Mas faz toda a diferença para quem vai dirigir o carro todos os dias porque é mais fácil se acomodar e compensa o investimento. O Kwid não tem essas regulagens nem como opcional e deixa o joelho do motorista em posição mais alta que o assento do banco. Isso cansa em viagens e no uso diário. 

     Onde o Mobi leva com ampla vantagem é na central multimídia, a U-Connect da Fiat. Atualizada e em sintonia com o que há nos carros mais caros da marca, essa central vem de série na versão Trekking. O Kwid tem de série a Media Evolution da Renault, que já não é mais usada em Duster e Captur e tem respostas mais lentas.

     Ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro são de série nos dois carros. O Mobi tem direção hidráulica, mais pesada que a elétrica do Kwid. Eles também tem computador de bordo e monitoramento de pressão dos pneus. O Mobi agora ganhou alerta de limite de velocidade, para que o carro dê um aviso quando o motorista ultrapassar uma velocidade determinada. Só que nos dois carros esses sistemas estão em computadores de bordo de baixa resolução e com comandos pouco intuitivos. O Kwid ainda tem uma solução de conta-giros e marcadores pouco funcional, com barras gráficas que não informam com precisão. A solução tradicional com ponteiros no Mobi é bem melhor que o painel "moderninho" do Kwid. 

A linha 2023 do Mobi trouxe controle de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa como novidades. Só que mais uma vez, a Fiat exige que o consumidor pague cerca de R$ 700 reais por esses sistemas que são de série no Kwid. E o assistente de rampa do Mobi ainda atrapalha nas arrancadas. Quer ver? Acessa o teste do Mobi Trekking 2022 no canal Veículos & Velocidade no YouTube que eu mostro o problema. 

No motor, soluções diferentes. Bem diferentes

     Tu que já teve o Uno novo ou o Palio novo, com o motor 1.0 Fire Evo vai lembrar que ele era lento. Era sim. Mas alguma vez te deixou na mão? Foi caro para consertar? O Mobi mantém exatamente esse motor, com poucas atualizações nessa linha 2022. Por mais estranho que pareça isso é justamente uma vantagem para quem vai usar esse carro nas pequenas cidades da Serra Gaúcha, quem mora em um sítio e precisa de um carro confiável, mas que acima de tudo, seja fácil de reparar. Peças para o Fire Evo tem em qualquer lugar. O teu mecânico também conhece ele bem. Pensando dessa forma, a gente passa a aceitar melhor o fato de comprar um carro 1.0, quatro cilindros com 71cv de potência, mas que anda menos que o Kwid.

     É que no Renault, está um conjunto mais moderno, 1.0 com 3 cilindros de 66cv, mas que faz o carro andar mais e melhor que o Mobi. E gasta um pouco menos também porque o motorista não afunda tanto o pé no acelerador pra fazer o carro andar. Na estrada, o Kwid chega aos 20km/L enquanto o Mobi fica entre 16 e 17km/L. 

     No equilíbrio do conjunto, a gente vê no Mobi Trekking um carro mais consistente, mais firme e com a impressão de que o carro é "mais forte" que o Kwid Outsider. O projeto da Renault foi melhorado em relação ao primeiro Kwid, testado inclusive no Longa Duração da revista Quatro Rodas e que exigiu a troca dos amortecedores aos 30 mil km rodados. Algo que não aconteceria num Mobi da mesma época. Ao volante dos dois carros, essa é a principal diferença entre os dois modelos. Ainda que fique para trás em desempenho, o Mobi tem construção mais sólida. Já o Kwid é mais moderno e tem soluções tecnológicas mais avançadas. No fim das contas, depende do que vale mais para o consumidor. 

Preços em Dezembro de 2022:

Renault Kwid Outsider (preto): R$ 73.890

Fiat Mobi Trekking básico (preto): R$ 70.990

Fiat Mobi Trekking completo (preto): R$ 75.490



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